Estamos constantemente expostos a agentes infecciosos e mesmo assim, na maioria dos casos somos capazes de resistir a essas infecções. É o nosso sistema imune que nos permite isso. O sistema imune é composto de duas subdivisões principais: O sistema inato ou não específico e o sistema imune adaptativo ou específico.
O sistema inato é nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores, e é nele que vamos relacionar a opsonização com a fagocitose.
A fagocitose é um importante mecanismo de defesa do organismo. É nesse processo que a célula envolve e envia partículas sólidas ao seu interior, que é o que acorre com o nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (céulas de defesa) fagocitam os microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, etc).
E para ajudar nesse processo, utiliza-se de uma molécula, cujo nome é OPSONINA, que age como facilitadora de ligação no processo de fagocitose.
Em suma, OPSONIZAÇÃO para Imunologia, corresponde ao mecanismo ou processo que facilita a ação do sistema imunológico a fixar opsoninas na superfície de microorganismos patogênicos, permitindo a fagocitose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário